ATM suspenso no Terminal DIA
17 de setembro de 2020Autoatendimento é desativado no Terminal Leonel Brizola
22 de outubro de 2020Existente há 13 anos em Aracaju e sua Região Metropolitana, a bilhetagem eletrônica tem ganhado cada vez mais adeptos ao sistema. Isso porque, segundo os próprios usuários, o cartão Mais Aracaju facilita a vida de quem depende do transporte público coletivo e quer ter comodidade.
Atualmente, o usuário do Cartão Mais Aracaju pode usar o sistema de bilhetagem eletrônica tanto em Aracaju, quanto nos municípios da Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, devido a integração do sistema de transporte público coletivo em Sergipe.
Além disso, a bilhetagem eletrônica é um dos métodos de prevenção contra o vírus da Covid-19. Na Capital, o Cartão Mais Aracaju tem sido de grande auxílio contra disseminação do vírus da Covid-19, que é facilmente limpo e é rápido e usado normalmente. Ao contrário do dinheiro, que é facilmente infectado e pode segurar o coronavírus por até cinco dias, segundo os médicos infectologistas.
No Terminal da Zona Oeste, a diarista Fabiana da Silva Santos voltava de mais um dia de trabalho e seguia para sua casa. Ela aproveitou o ponto de Autoatendimento, com uma dupla de agentes comerciais, para poder recarregar o seu Cartão Pré-pago.
“Para mim, facilita muito que necessito pegar ônibus em dois turnos. E o cartão é ótimo, porque fica muito fácil a mobilidade. Estou colocando 20 reais agora e me protejo sem necessidade de ficar no vai e vem dando dinheiro, podendo ser contaminada pelo coronavírus. A viagem se torna melhor”, diz.
A auxiliar de serviços gerais, Viviane Santos, explica que o cartão pré-pago tem facilitado tanto seus dias, que não pretende largar.
“Agora a gente entra no ônibus, passa rapidinho, sem ter que se preocupar com troco e ficar presa na fila. Com dinheiro, querendo ou não, além do problema de atrasar, ainda tem a questão do contágio. Agora não. Com o cartão, entrou-passou”, relata.
O Cartão Mais Aracaju Pré-pago se tornou mais um item de segurança e prevenção para todos os usuários do sistema de transporte público de passageiros segundo o diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio.
Ele explica que, anteriormente, se utilizava do dinheiro em espécie para efetuar pagamento de seus deslocamentos diário, o que hoje não é mais preciso e isso é expresso no número de atendimentos, que cresceu nos últimos nove meses.
“A adesão das pessoas que efetuavam o pagamento em dinheiro fica evidente quando comparamos o mês de janeiro de 2020 com setembro de 2020. Saímos de 3,4 mil atendimentos para 12 mil atendimentos somente do cartão pré-pago, um número 3,5 vezes maior do que janeiro de 2020”, ressalta.
O diretor executivo conta que isso se deve também ao grande papel desempenhado pelas Empresas que operam o Sistema de Transporte urbano de Aracaju e Região Metropolitana.
“Através do SEST SENAT, os profissionais foram capacitados nessa primeira fase, e hoje temos 60 agentes de vendas nas ruas. Além disso, temos também equipes que a Aracajucard colocou à disposição do sistema para venda de passagem eletrônica, distribuídos nos bairros de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão”, comenta.
De acordo com a direção executiva da Aracajucard, o saldo para mês de outubro será positivo e pode ser demonstrado no gráfico abaixo, onde o atendimento segue sendo crescente. Confira.