Setransp participa do lançamento do Maio Amarelo 

Setor de transporte segue renovação de frota com mais 10 novos ônibus
19 de abril de 2024
Setor de transporte segue renovação de frota com mais 10 novos ônibus
19 de abril de 2024
Exibir Todos

 Setransp participa do lançamento do Maio Amarelo 

Campanha vai envolver também motoristas do transporte público com conscientização

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, Detran, realizou na manhã desta quinta-feira,2, no auditório do Museu da Gente Sergipana, o lançamento oficial da campanha Maio Amarelo.  Com o slogan nacional “Paz no trânsito começa por você”, o evento, que contou com a participação do setor de transporte, através do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e do Sest Senat, visa a conscientização para reduzir o número de acidentes no trânsito. 

O setor de transporte vai se somar às ações do Maio Amarelo por meio de atividades  junto aos motoristas de ônibus, com conscientização, momentos de palestras, treinamentos e divulgação em busdoor para relembrar a importância da proteção à vida no trânsito.

“É importante para o setor de transporte estar envolvido em todas as campanhas e ações que defendam a proteção à vida, porque ele atua transportando vidas todos os dias.  Uma campanha como o Maio Amarelo é de suma importância para todos. Não só estamos, constantemente engajados nas ações de capacitação, treinamentos, e prevenção, como também em outras formas de divulgação para massificar esse assunto que é de grande relevância para a segurança no trânsito e para a saúde pública”, explica a presidente do Setransp, Raissa Cruz.

Os índices de acidentes de trânsito têm aumentado cada vez mais. Segundo dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), 81%  das internações no hospital equivalem a acidentes com motocicletas. Já o transporte público coletivo marca 0,1% no total de registros, se mantendo engajado em treinamentos de atualização anual dos seus condutores, visando maior segurança e um melhor atendimento à população. 

Dentre os 14 cursos obrigatórios para motoristas do transporte, realizados pelo Sest Senat, está o de Direção Defensiva, que é um dos destaques para capacitar os motoristas a se prevenir evitando acidentes de trânsito.

“O Maio Amarelo é mais uma oportunidade para enfatizarmos aquilo que o Sest Senat faz diuturnamente, seja através das qualificações profissionais ou dos programas que possuem o objetivo de sensibilizar a sociedade para adoção de comportamentos mais seguros no trânsito a exemplo do Programa de Prevenção de Acidentes do Sest Senat em que alcançamos 10.946 pessoas em 2023. Sabemos que a paz no trânsito é uma responsabilidade de todos”, pontua o diretor do Sest Senat, Gerson Santos.

No lançamento 

Esteve presente ao evento, fazendo o lançamento da campanha, o governador do Estado em exercício, Deputado Jefferson Andrade,  a diretora-presidente do Detran, Naleide Andrade, o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB, Marcos Viana, o superintendente da SMTT, Renato Telles, dentre outras autoridades. 

“O Maio Amarelo destaca a responsabilidade de todos em relação ao trânsito. É essencial estarmos conscientes do nosso papel e emocionalmente equilibrados para promover um trânsito mais seguro”, diz a diretora-presidente Naleide Andrade.

O Tenente Coronel do BPTran, Alyson Cruz, que recebeu o primeiro Prêmio Detran Sergipe Vidas Seguras no Trânsito durante o evento, ressalta a importância de se manter atento na condução do veículo.

“Destacadamente, 90% dos acidentes estão no fator humano. A ação de conduzir o veículo exige concentração. Estando com todos os seus sentidos voltados para a condução do veículo, você terá condições de reagir no tempo adequado. Se você reduzir a velocidade, terá também a oportunidade de reagir da forma adequada. Esse é um dos fatores que garantem maior segurança no trânsito,” explica Alysson Cruz.

× VAL, ATENDENTE VIRTUAL
Pular para o conteúdo