Entenda como funcionam as gratuidades no transporte de Aracaju
12 de abril de 2024Setransp participa do lançamento do Maio Amarelo
2 de maio de 2024Na tarde da quarta-feira, 17, o setor de transporte público coletivo, junto ao governador, Fábio Mitidieri, prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, bem como outros prefeitos da Grande Aracaju e o superintendente municipal de transporte e trânsito, Renato Telles, realizou a entrega de 10 novos ônibus, que se somam aos 20 veículos já entregues em março para a prestação do serviço.
A aquisição desses veículos é resultado do subsídio concedido pelo Governo do Estado por meio da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incide sobre o combustível para as empresas de transporte público coletivo. As linhas da frota dos novos veículos, assim como na última renovação, abrangem trajetos da região metropolitana de Aracaju.
“O decreto que publicamos abre mão de 10 milhões de reais de recursos públicos para a renovação de frota das empresas de transporte público de Aracaju e da Grande Aracaju. Hoje, a empresa Atalaia entrega 10 novos veículos, somando 30 novos carros. O compromisso do Estado é contribuir com as prefeituras de Aracaju e região metropolitana para a renovação da frota”, diz o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
O prefeito da capital destacou que “a colaboração do Governo do Estado, junto às Prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, por meio do consórcio metropolitano, é de suma relevância”. Ele também relatou que juntos buscaram soluções para seguir com a renovação da frota antes mesmo da licitação, demonstrando o compromisso em atender as demandas no transporte público da região.
Avanços tecnológicos
Os ônibus, que resultam em 171 novos veículos entregues em seis anos, são equipados com tecnologias avançadas para redução de emissões de poluentes, priorizando mitigar os impactos ambientais. Sistemas como redução catalítica seletiva, filtro de partículas diesel e recirculação de gases garantem maior sustentabilidade aos veículos.
Os ônibus também apresentam recursos de segurança e comodidade, como validadores com biometria facial e recarga a bordo, sistema de câmeras, monitoramento por GPS, sistema de segurança Anjo da Guarda, para que o veículo só circule com as portas fechadas, também dispositivo automático que limita a velocidade do ônibus, sistema de telemetria, campainhas sem fio com botões em braille e elevadores para cadeirantes.
“Esses novos ônibus são veículos totalmente evoluídos a nível de poluição ambiental, o Euro 6, possui uma boa economia, é fácil de gerenciar por parte do motorista, além de ser um veículo confortável. Com certeza vai melhorar ainda mais o serviço do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana”, relata o diretor da Viação Atalaia, Emanuel Lima.
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), Alberto Almeida, destacou que a entrega de novos veículos na frota renova o conjunto de transportes, assim como eleva a qualidade, pontualidade e frequência do serviço. Ele destaca que essa renovação resulta em uma necessidade menor de intervenções, promovendo impactos positivos em todas as áreas.
Alberto conclui que “o investimento do Governo do Estado, viabilizado pelo subsídio através da isenção do ICMS sobre o óleo diesel, demonstra um compromisso essencial com o setor. Além disso, a recente contribuição do governo municipal e o esforço conjunto das prefeituras em parceria com o governo estadual, por meio do consórcio de transportes, estão proporcionando celeridade e impulsionando uma nova visão e dinâmica para o transporte público.”