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Empresas de transporte público reafirmam compromisso com a inclusão e gratuidade de passageiros com deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, as empresas destacam a importância do Mais Aracaju Especial e orientam sobre o procedimento para garantir esse direito 

Desde 2008, as empresas de transporte público têm garantido a gratuidade de pessoas com deficiência, conforme a Lei Municipal nº 1325/87, com a disponibilização de um cartão específico, o Mais Aracaju Especial. No total, mais de 3 milhões de passageiros podem utilizar o benefício desse tipo de cartão que oferece, diariamente, mais comodidade aos usuários.

Somente no mês de agosto deste ano, por exemplo, foram contabilizadas mais de 454 mil utilizações, reforçando sua importância no dia a dia de quem utiliza o transporte público. Para garantir o direito, facilitando o deslocamento e auxiliando em uma mobilidade urbana cada vez mais inclusiva, as empresas de transporte público de Aracaju, disponibilizam três tipos de cartões, diferenciados pelas cores roxa, cinza e amarela que, de forma personalizada, atende às necessidades específicas dos usuários.

“Essas distinções são essenciais para garantir que cada passageiro tenha sua particularidade respeitada, contribuindo para um transporte mais ágil e adaptado às demandas dos usuários. O Mais Aracaju Especial reflete o nosso compromisso em oferecer um serviço que vai além da gratuidade, abrangendo a inclusão, acessibilidade e qualidade de vida na locomoção desses passageiros”, salienta o diretor-executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio.

Entenda como funciona o Mais Aracaju Especial

O Mais Aracaju Especial, na cor roxa, exige a apresentação obrigatória no validador e dispensa o beneficiário da necessidade de passar pela catraca. Além disso, concede gratuidade ao acompanhante. Já o cartão amarelo oferece os mesmos benefícios, exceto pelo direito ao acompanhante. No caso do Mais Aracaju Especial, na cor cinza, é imprescindível que o passageiro passe pela catraca. 

A garantia do benefício é assegurada por uma perícia, que acontece na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), localizada no Shopping Farol, na Avenida Murilo Dantas, Farolândia. Os documentos necessários para iniciar o processo incluem o relatório médico com CID, RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento para a perícia é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Após a aprovação, a SMTT fornecerá um número de telefone para o agendamento de visita à Aracajucard, no Parque Shopping, para o registro fotográfico do beneficiário e emissão do cartão Mais Aracaju Especial, conforme a sua necessidade. O cartão estará disponível para retirada dois dias úteis após o comparecimento, podendo ser retirado pelo próprio titular, se maior de idade, ou pelo responsável legal.

× VAL, ATENDENTE VIRTUAL
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