Aracajucard moderniza sistema de coleta de dados nos terminais

Alunos de Enfermagem da Pio Décimo recadastram até 30/12
19 de novembro de 2014
Central de Manutenção de equipamentos é criada na Aracajucard
24 de novembro de 2014
Exibir Todos

Aracajucard moderniza sistema de coleta de dados nos terminais

A coleta on-line de dados da bilhetagem eletrônica já é uma realidade ao alcance dos empresários do transporte coletivo que atuam em Aracaju e na região metropolitana. Quem dá a notícia é o superintendente da Aracajucard José Carlos Amâncio. “Estamos colocando um fim no – demorado e cheio de transtornos – processo manual de coleta de dados. Agora, tudo pode ser feito via internet, com uma tecnologia ágil, simples e segura”, explica ele.

Para disponibilizar as vantagens desse recurso, a Aracajucard foi buscar a solução junto à empresa Prodata Mobility Brasil. Isso porque o procedimento de coleta de dados dependia de etapas que a tornava problemática, analisa Amâncio. “A coleta de dados de modo manual precisa começar a ser feita pela manhã e dura o dia todo, com uma pessoa se deslocando aos diferentes terminais, munida de equipamentos, como cabos e notebook. Além de ser lento, por ter que contar com os contratempos do trânsito e do deslocamento, tem uma logística complicada, com grande desgaste do equipamento”, diz o superintendente.

Outro problema da coleta manual, ressalta o gerente de Tecnologia da Informação da Aracajucard Jeferson Dantas, é a demora com que as informações são transmitidas às empresas. “Elas recebem os dados com um dia de atraso, pois a coleta feita hoje diz respeito ao dia anterior. Já com a transmissão pela internet, assim que o serviço é fechado, as informações são transmitidas automaticamente”, esclarece ele.

Investimento necessário

Conforme informado por meio do ofício 104/2014, datado de 20 de outubro de 2014, o investimento técnico necessário para usufruir da tecnologia são os validadores dos modelos V770 ou V3068, acesso de internet wireless (wi-fi), contratação do link dedicado ou DLS (banda larga) e roteador wireless.